projectos

02

Emprego altamente qualificado nas empresas – Contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados (PME ou CoLAB) - CENTRO-59-2018-23

O StartUp Zero é um projeto de inovação e empreendedorismo focado na transição para a economia circular que conjuga a aceleração de modelos de negócio circulares por design para a criação de valor de mercado, com a capacitação dos consumidores partindo dos jovens a partir do 3º ciclo.

O BeirInov propõe assegurar a sustentabilidade na cadeia de valor de produtos enchidos, englobando fumados e cozidos, da Região da Serra da Estrela. Este alia duas vertentes da sustentabilidade, no produto (eliminação de conservantes químicos) e na embalagem (filme 100% reciclável). O CECOLAB lidera a Linha de Investigação: Sustentabilidade e Ecodesign da Cadeia de Fornecimento e Avaliação de Ciclo de Vida, transversal a todas as atividades.

Desenvolvimento de um novo equipamento de extrusão de bio-PLA, com injeção simultânea de compostos bioativos, de forma modular, para a produção de filmes flexíveis mono e multicamada biofuncionais para embalagem de produtos alimentares. O CECOLAB enquanto promotor líder estará responsável pelo Ecodesign e desempenho de circularidade (início e fim de vida) e funcionalidade da linha para o mercado (eficácia no aumento do tempo de conservação e prateleira, decorrente da utilização dos extratos bioativos).

CIIM-Circular Innovation Inter-Municipality: Ferramentas circulares e abordagem dinâmica para aumentar a eficiência dos metabolismos macroeconómicos, para o desenvolvimento de uma iniciativa de promoção do espírito empresarial em Economia Circular.

O projeto WinBio - "Waste&Interior&Bioeconomy", visa potenciar a valorização económica dos resultados de I&D e reforçar a transferência de conhecimento científico e tecnológico para o sector empresarial dos territórios do interior no âmbito da Bioeconomia Circular e Sustentável.

Ferramentas EcoDesign

O CECOLAB tem à sua disposição o software certificado de acordo com as normas ISO 14040 e 14044 baseada nos conceitos da Avaliação do ciclo de Vida e Análise de Fluxo de Materiais.
O Software é acompanhado da base de dados do Ecoinvent com mais de 18000 inventários de ciclo de vida.

Aumento da eficiência dos recursos e melhor desempenho ambiental através de uma gestão eficiente do fluxo de materiais e energia

Soluções ótimas para reduzir o consumo de recursos e energia e otimizar o desempenho ambiental dos seus produtos

ACV para o cálculo de todos os impactes ambientais e contabilização dos custos (e.g. cálculo de custos do ciclo de vida & MFCA) com avaliação ecológica

propriedade intelectual

Patente de Invenção Nacional n.º 117908: Construção de edifícios modulares sustentáveis a partir de de aerogeradores em fim de vida, promovendo a economia circular e o conceito de “resíduo zero”.

Patente de Invenção Internacional n.º PCT/IB2021/062390: Sistema de alvenaria que inclui uma unidade de alvenaria primária modular com revestimento final e isolamento térmico e acústico, com várias derivações (e.g. valorização de RCD). O sistema de alvenaria garante a construção de uma parede com acabamento final, e isolamento térmico e acústico simultâneo. A presente patente conta já com um protótipo desenvolvido (TRL4).

TECNOLOGIA PARA O MERCADO

O CECOLAB desenvolve atividades de inovação orientadas para o mercado, concentrando-se no desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços, pretendendo:

Tornar-se uma referência internacional para desenvolvimento de conhecimento e implementação de soluções no setor da economia circular

Colocar produtos e serviços no mercado que aumentem a eficiência dos fluxos de massa e energia nas cadeias de inovação foco

Aumentar as sinergias entre diferentes entidades (simbioses industriais) e a cooperação em rede para ganho de competitividade internacional

Publicações Técnicas e Científicas

  1. Sosa F. H. B., Abranches D.O., da Costa Lopes A. M C, Coutinho J. A. P., da Costa M. (2020)Kraft Lignin Solubility and Its Chemical Modification in Deep Eutectic Solvents. ACS Sustainable Chemistry & Engineering 2020 8 (50), 18577-18589.
  2. Da Costa Lopes, A. M. (2021) Biomass Delignification with Green Solvents Towards Lignin Valorisation: Ionic Liquids Vs Deep Eutectic Solvents. Acta Innovations 40: 64-78.
  3. Millan D, Novak U and Da Costa Lopes AM (2021) Editorial: Green and Sustainable Solutions for Fractionating Lignocellulosic Biomass. Front. Chem. 9:803431.
  4. Nunes J, Barros A D, Fonseca M, Figueiredo F, Paiva, J A P. (2021). O Paradigma da Circularidade no Setor da Construção: Desafios e Contributos do CECOLAB. Keramica 370 (Maio Junho):28
  5. Oral, H.V., Radinja, M.,Rizzo, A., Kearney, K., Andersen,T.R., Krzeminski, P., Buttiglieri, G.,Ayral-Cinar, D., Comas, J.,Gajewska, M., et al. (2021) Management of Urban Waters with Nature-Based Solutions in Circular Cities—Exemplified through Seven Urban Circularity Challenges. Water 13, 3334.
  6. Pearlmutter, D., Pucher, B., Calheiros, C.S.C., Hoffmann, K.A., Aicher, A., Pinho, P., Stracqualursi, A., Korolova, A., Pobric, A., Galvão, A., et al. (2021) ClosingWater Cycles in the Built Environment through Nature-Based Solutions: The Contribution of Vertical Greening Systems and Green Roofs. Water 13, 2165.
  7. Soares B, da Costa Lopes A M, Silvestre A J D, Pinto P C R, Freire C S R, Coutinho J A P (2021) Wood delignification with aqueous solutions of deep eutectic solvents. Industrial Crops and Products 160 (February): 113128.
  8. van Hullebusch, E.D., Bani, A., Carvalho, M., Cetecioglu, Z., De Gusseme, B., Di Lonardo, S., Djolic, M., van Eekert, M., Griessler Bulc, T., Haznedaroglu, B.Z., et al. (2021) Nature-Based Units as Building Blocks for Resource Recovery Systems in Cities. Water 13, 3153.
  9. Sales H., Figueiredo F., Patto M.C.V., Nunes J. (2022) Assessing the environmental sustainability of Portuguese olive growing practices from a life cycle assessment perspective. Journal of Cleaner Production 355: 131692.

investidores

O CECOLAB desempenha um papel de acelerador e de liderança no desenvolvimento e transferência de conhecimento e tecnologias para o mercado, podendo os Investidores contar com uma instituição dedicada ao desenvolvimento de produtos e serviços inovadores para enfrentar os desafios e impulsionar a transição de uma Economia Linear para uma Economia Circular. Investir em inovação para a Economia Circular é investir no futuro da Sociedade e do Planeta, tendo o CECOLAB um departamento dedicado ao relacionamento com os Investidores.