projectos

02

Emprego altamente qualificado nas empresas – Contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados (PME ou CoLAB) - CENTRO-59-2018-23

O StartUp Zero é um projeto de inovação e empreendedorismo focado na transição para a economia circular que conjuga a aceleração de modelos de negócio circulares por design para a criação de valor de mercado, com a capacitação dos consumidores partindo dos jovens a partir do 3º ciclo.

O BeirInov propõe assegurar a sustentabilidade na cadeia de valor de produtos enchidos, englobando fumados e cozidos, da Região da Serra da Estrela. Este alia duas vertentes da sustentabilidade, no produto (eliminação de conservantes químicos) e na embalagem (filme 100% reciclável). O CECOLAB lidera a Linha de Investigação: Sustentabilidade e Ecodesign da Cadeia de Fornecimento e Avaliação de Ciclo de Vida, transversal a todas as atividades.

Desenvolvimento de um novo equipamento de extrusão de bio-PLA, com injeção simultânea de compostos bioativos, de forma modular, para a produção de filmes flexíveis mono e multicamada biofuncionais para embalagem de produtos alimentares. O CECOLAB enquanto promotor líder estará responsável pelo Ecodesign e desempenho de circularidade (início e fim de vida) e funcionalidade da linha para o mercado (eficácia no aumento do tempo de conservação e prateleira, decorrente da utilização dos extratos bioativos).

CIIM-Circular Innovation Inter-Municipality: Ferramentas circulares e abordagem dinâmica para aumentar a eficiência dos metabolismos macroeconómicos, para o desenvolvimento de uma iniciativa de promoção do espírito empresarial em Economia Circular.

O projeto WinBio - "Waste&Interior&Bioeconomy", visa potenciar a valorização económica dos resultados de I&D e reforçar a transferência de conhecimento científico e tecnológico para o sector empresarial dos territórios do interior no âmbito da Bioeconomia Circular e Sustentável.

Ferramentas EcoDesign

O CECOLAB tem à sua disposição o software certificado de acordo com as normas ISO 14040 e 14044 baseada nos conceitos da Avaliação do ciclo de Vida e Análise de Fluxo de Materiais.
O Software é acompanhado da base de dados do Ecoinvent com mais de 18000 inventários de ciclo de vida.

Aumento da eficiência dos recursos e melhor desempenho ambiental através de uma gestão eficiente do fluxo de materiais e energia

Soluções ótimas para reduzir o consumo de recursos e energia e otimizar o desempenho ambiental dos seus produtos

ACV para o cálculo de todos os impactes ambientais e contabilização dos custos (e.g. cálculo de custos do ciclo de vida & MFCA) com avaliação ecológica

propriedade intelectual

Patente de Invenção Nacional n.º 117908: Construção de edifícios modulares sustentáveis a partir de de aerogeradores em fim de vida, promovendo a economia circular e o conceito de “resíduo zero”.

Patente de Invenção Internacional n.º PCT/IB2021/062390: Sistema de alvenaria que inclui uma unidade de alvenaria primária modular com revestimento final e isolamento térmico e acústico, com várias derivações (e.g. valorização de RCD). O sistema de alvenaria garante a construção de uma parede com acabamento final, e isolamento térmico e acústico simultâneo. A presente patente conta já com um protótipo desenvolvido (TRL4).

TECNOLOGIA PARA O MERCADO

O CECOLAB desenvolve atividades de inovação orientadas para o mercado, concentrando-se no desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços, pretendendo:

Tornar-se uma referência internacional para desenvolvimento de conhecimento e implementação de soluções no setor da economia circular

Colocar produtos e serviços no mercado que aumentem a eficiência dos fluxos de massa e energia nas cadeias de inovação foco

Aumentar as sinergias entre diferentes entidades (simbioses industriais) e a cooperação em rede para ganho de competitividade internacional

investidores

O CECOLAB desempenha um papel de acelerador e de liderança no desenvolvimento e transferência de conhecimento e tecnologias para o mercado, podendo os Investidores contar com uma instituição dedicada ao desenvolvimento de produtos e serviços inovadores para enfrentar os desafios e impulsionar a transição de uma Economia Linear para uma Economia Circular. Investir em inovação para a Economia Circular é investir no futuro da Sociedade e do Planeta, tendo o CECOLAB um departamento dedicado ao relacionamento com os Investidores.