projetos

02

Emprego altamente qualificado nas empresas – Contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados (PME ou CoLAB) - CENTRO-59-2018-23

O StartUp Zero é um projeto de inovação e empreendedorismo focado na transição para a economia circular que conjuga a aceleração de modelos de negócio circulares por design para a criação de valor de mercado, com a capacitação dos consumidores partindo dos jovens a partir do 3º ciclo.

O BeirInov propõe assegurar a sustentabilidade na cadeia de valor de produtos enchidos, englobando fumados e cozidos, da Região da Serra da Estrela. Este alia duas vertentes da sustentabilidade, no produto (eliminação de conservantes químicos) e na embalagem (filme 100% reciclável). O CECOLAB lidera a Linha de Investigação: Sustentabilidade e Ecodesign da Cadeia de Fornecimento e Avaliação de Ciclo de Vida, transversal a todas as atividades.

Desenvolvimento de um novo equipamento de extrusão de bio-PLA, com injeção simultânea de compostos bioativos, de forma modular, para a produção de filmes flexíveis mono e multicamada biofuncionais para embalagem de produtos alimentares. O CECOLAB enquanto promotor líder estará responsável pelo Ecodesign e desempenho de circularidade (início e fim de vida) e funcionalidade da linha para o mercado (eficácia no aumento do tempo de conservação e prateleira, decorrente da utilização dos extratos bioativos).

CIIM-Circular Innovation Inter-Municipality: Ferramentas circulares e abordagem dinâmica para aumentar a eficiência dos metabolismos macroeconómicos, para o desenvolvimento de uma iniciativa de promoção do espírito empresarial em Economia Circular.

O projeto WinBio - "Waste&Interior&Bioeconomy", visa potenciar a valorização económica dos resultados de I&D e reforçar a transferência de conhecimento científico e tecnológico para o sector empresarial dos territórios do interior no âmbito da Bioeconomia Circular e Sustentável.

Global Knowledge and Science Cooperation Towards Circular Economy

Parceria



Objetivos Principais

  1. Reunir contribuições a nível internacional e abrir discussão com entidades governamentais e não governamentais de alta relevância, conhecimento e responsabilidade para a aceleração da transição para a Economia Circular, identificando problemas e desafios;
  2. Construção de uma ferramenta e enquadramento para uma Agenda Global para a Economia Circular comum, considerando o valor do conhecimento e da ciência na génese de políticas para a definição de planos de ação e metas georregionais;
  3. Iniciar uma rede colaborativa global de conhecimento e ciência: Global Circular Economy Cooperation.

White Paper "Global Knowledge and Science Cooperation Towards Circular Economy"



Terminou o prazo de consulta pública do White Paper.

SIH - Smart Islands Hub é um polo de inovação digital (DIH) que visa promover a capacitação e inclusão digital da população madeirense e estimular a adoção de tecnologias digitais avançadas por PMEs e organizações do sector público sediadas nesta região. O Smart lslands Hub foi reconhecido oficialmente como parte da rede nacional de Digital lnnovation Hubs (DIH) no âmbito da estratégia Portugal Digital e obteve o Selo de Excelência na sua candidatura à rede europeia (EDIH) no âmbito da estratégia Europa Digital.

O projeto Circular Challenge visa promover a capacitação empresarial para a transformação industrial e dos modelos de negócio, baseada na lógica da economia circular e na promoção do empreendimento, especialmente no aproveitamento dos recursos endógenos, numa lógica de produção e consumo circulares.

Circular Challenge

Financiamento de base do CECOLAB que pretende criar um ecossistema integrado e propício à inovação, em colaboração com as empresas e o meio académico, promovendo a transformação de ideias e conhecimentos com potencial de mercado em produtos e serviços de elevado impacto na Economia Circular, tanto a nível local como global.O apoio disponibilizado visa financiar os principais eixos de atividade dedicados à promoção da inovação na economia circular, alinhadas com os objetivos institucionais, nomeadamente, o desenvolvimento de novos produtos, serviços e soluções em economia circular, potenciar os esforços de internacionalização e networking, promover a ponte entre os atores académicos e não académicos e estabelecer e solidificar a marca e a identidade do CECOLAB.

A Agenda CircularTech visa contribuir para a transição para uma economia circular, na qual são compatíveis, por um lado, o ambiente e, por outro lado, o desenvolvimento social e económico. A Agenda tem como objetivo mudar o paradigma, colocando a inteligência na cadeia de valor da gestão de resíduos, desde a eliminação até à transformação dos resíduos em recursos valiosos. Ao longo da cadeia, a Agenda pretende recolher mais dados, criar conhecimento, incorporar a inteligência criada a partir desses dados em cada fase do processo, capacitar os cidadãos, desenvolver soluções que permitam a recuperação de materiais que hoje se perdem e, por fim, criar normas para os processos de gestão de resíduos que garantam um estímulo contínuo no sentido da eficiência.

Tem como objetivo dinamizar a indústria transformadora nacional, promovendo práticas empresariais inovadoras, baseadas nos pilares da sustentabilidade (ambiental, social e governança) e economia circular.

O projeto compreende a dinamização da indústria transformadora nacional, promovendo práticas empresariais inovadoras, baseadas na estratégia ESG (ambiental, social e governança) e economia circular, qualificando-as para o desenvolvimento de estratégias de negócios mais avançadas que conduzam a uma mudança do seu perfil de especialização produtiva e que reforcem o seu crescimento sustentado e competitivo.

Principais ações:

  1. – Roadmap de Competitividade para a Economia Circular
  2. – ESG Games
  3. – Financiamento Verde
  4. – Eco-Design
  5. – Circular Business Expertise
  6. - Eventos de Promoção
  7. – Ferramentas de Comunicação Transversão do Projeto
  8. – Gestão Técnica do Projeto

COMPETE 2030

Ferramentas EcoDesign

O CECOLAB tem à sua disposição o software certificado de acordo com as normas ISO 14040 e 14044 baseada nos conceitos da Avaliação do ciclo de Vida e Análise de Fluxo de Materiais.
O Software é acompanhado da base de dados do Ecoinvent com mais de 18000 inventários de ciclo de vida.

Aumento da eficiência dos recursos e melhor desempenho ambiental através de uma gestão eficiente do fluxo de materiais e energia

Soluções ótimas para reduzir o consumo de recursos e energia e otimizar o desempenho ambiental dos seus produtos

ACV para o cálculo de todos os impactes ambientais e contabilização dos custos (e.g. cálculo de custos do ciclo de vida & MFCA) com avaliação ecológica

propriedade intelectual

Patente de Invenção Nacional n.º 117908: Construção de edifícios modulares sustentáveis a partir de de aerogeradores em fim de vida, promovendo a economia circular e o conceito de “resíduo zero”.

Patente de Invenção Internacional n.º PCT/IB2021/062390: Sistema de alvenaria que inclui uma unidade de alvenaria primária modular com revestimento final e isolamento térmico e acústico, com várias derivações (e.g. valorização de RCD). O sistema de alvenaria garante a construção de uma parede com acabamento final, e isolamento térmico e acústico simultâneo. A presente patente conta já com um protótipo desenvolvido (TRL4).

TECNOLOGIA PARA O MERCADO

O CECOLAB desenvolve atividades de inovação orientadas para o mercado, concentrando-se no desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços, pretendendo:

Tornar-se uma referência internacional para desenvolvimento de conhecimento e implementação de soluções no setor da economia circular

Colocar produtos e serviços no mercado que aumentem a eficiência dos fluxos de massa e energia nas cadeias de inovação foco

Aumentar as sinergias entre diferentes entidades (simbioses industriais) e a cooperação em rede para ganho de competitividade internacional

Publicações Técnicas e Científicas

  1. Sosa F. H. B., Abranches D.O., da Costa Lopes A. M C, Coutinho J. A. P., da Costa M. (2020)Kraft Lignin Solubility and Its Chemical Modification in Deep Eutectic Solvents. ACS Sustainable Chemistry & Engineering 2020 8 (50), 18577-18589.
  2. Da Costa Lopes, A. M. (2021) Biomass Delignification with Green Solvents Towards Lignin Valorisation: Ionic Liquids Vs Deep Eutectic Solvents. Acta Innovations 40: 64-78.
  3. Millan D, Novak U and Da Costa Lopes AM (2021) Editorial: Green and Sustainable Solutions for Fractionating Lignocellulosic Biomass. Front. Chem. 9:803431.
  4. Nunes J, Barros A D, Fonseca M, Figueiredo F, Paiva, J A P. (2021). O Paradigma da Circularidade no Setor da Construção: Desafios e Contributos do CECOLAB. Keramica 370 (Maio Junho):28
  5. Oral, H.V., Radinja, M.,Rizzo, A., Kearney, K., Andersen,T.R., Krzeminski, P., Buttiglieri, G.,Ayral-Cinar, D., Comas, J.,Gajewska, M., et al. (2021) Management of Urban Waters with Nature-Based Solutions in Circular Cities—Exemplified through Seven Urban Circularity Challenges. Water 13, 3334.
  6. Pearlmutter, D., Pucher, B., Calheiros, C.S.C., Hoffmann, K.A., Aicher, A., Pinho, P., Stracqualursi, A., Korolova, A., Pobric, A., Galvão, A., et al. (2021) ClosingWater Cycles in the Built Environment through Nature-Based Solutions: The Contribution of Vertical Greening Systems and Green Roofs. Water 13, 2165.
  7. Soares B, da Costa Lopes A M, Silvestre A J D, Pinto P C R, Freire C S R, Coutinho J A P (2021) Wood delignification with aqueous solutions of deep eutectic solvents. Industrial Crops and Products 160 (February): 113128.
  8. van Hullebusch, E.D., Bani, A., Carvalho, M., Cetecioglu, Z., De Gusseme, B., Di Lonardo, S., Djolic, M., van Eekert, M., Griessler Bulc, T., Haznedaroglu, B.Z., et al. (2021) Nature-Based Units as Building Blocks for Resource Recovery Systems in Cities. Water 13, 3153.
  9. Sales H., Figueiredo F., Patto M.C.V., Nunes J. (2022) Assessing the environmental sustainability of Portuguese olive growing practices from a life cycle assessment perspective. Journal of Cleaner Production 355: 131692.

investidores

O CECOLAB desempenha um papel de acelerador e de liderança no desenvolvimento e transferência de conhecimento e tecnologias para o mercado, podendo os Investidores contar com uma instituição dedicada ao desenvolvimento de produtos e serviços inovadores para enfrentar os desafios e impulsionar a transição de uma Economia Linear para uma Economia Circular. Investir em inovação para a Economia Circular é investir no futuro da Sociedade e do Planeta, tendo o CECOLAB um departamento dedicado ao relacionamento com os Investidores.